“Gestão financeira para propriedades rurais” foi um dos temas de destaques da Caravana Nação Agro em Canguçu/RS"

Hoje, uma das maiores adversidades da agricultura familiar é a gestão econômica financeira. O tema foi abordado pelo economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, na Caravana Nação AGRO na manhã de hoje, dia 9, no Centro de Eventos de Canguçu.

Conhecido na região, o economista ganhou a atenção dos mais de 130 produtores rurais que estiveram presentes no evento e receberam com entusiasmo as dicas do especialista. “Este tema é um dos maiores desafios que os produtores enfrentam e vai ser cada vez maior daqui pra frente”, afirmou Antônio da Luz.

Outro ponto alto do evento foi o produtor Simeão Silva Barbosa que narrou uma história de vitórias e conquistas. A vida no campo já estava escrita em suas mãos há 15 anos. Com o ganho de uma herança, comprou 38,5 hectares de terras na região do Alto Camaquã e começou a criar ovinos, inicialmente com 15 animais.

“Meu começo foi bem difícil. Perdi muitas ovelhas. Só depois que recebi orientações de técnicos da Embrapa e Emater que consegui deslanchar. Em função disso entendo que a informação e o conhecimento técnico são fundamentais para o sucesso do negócio”, afirmou.
Simeão mudou o sistema de alimentação dos ovinos, usou rodízio de pastagens e assim conseguiu manter uma boa pesagem dos animais o ano inteiro. O rebanho hoje tem 50 ovelhas criados a pasto e ainda 45 cabeças de gado. “A criação é feita em parceria com meus filhos, que ajudam na gestão financeira e eu fico no sítio cuidando dos animais”, explicou.

Uma prova de que o conhecimento e a troca de informações fazem a diferença, é o projeto Alto Camaquã que Simeão participa. Desenvolve o manejo para criação de ovinos em campo nativo, como estratégia para agregação de valor. O projeto tem por objetivo criar uma marca que traga identidade para a região Alto Camaquã e valorize a pecuária de produção familiar. 

“Dessa maneira vamos crescendo, evoluindo e são eventos como o Nação Agro que nos fazem pensar e criar maneiras de fazer mais com menos”, concluiu.

Amanhã, dia 10 será a vez de Santa Cruz do Sul/RS e quinta, dia 11, estaremos em Caxias do Sul/RS. Consulte o roteiro completo em www.mahindrabrasil.com.br/mahindra-lanca-projeto-parceria-com-canal-rural-capacitar-agricultores-familiares

Preencha os dados e conheça o concessionário mais próximo de você.