Mahindra, colhendo histórias de sucesso há mais de 70 anos

Fabricante número 1 do mundo em venda de tratores, a Mahindra tem uma história de sucesso, cultivada em mais de sete décadas de trabalho. Atualmente, a empresa indiana está presente em mais de 100 países nos cinco continentes e conta com mais de 200 mil colaboradores em todo o mundo.

O Grupo Mahindra possui 34 unidades de manufatura espalhadas pelo globo. Apenas nas quatro fábricas da Índia são produzidos cerca de 250 mil tratores/ano. No total, a gigante indiana já ultrapassou a marca de 2 milhões de tratores vendidos.

História - A Mahindra foi fundada em 1945 pelos irmãos K.C. Mahindra e J.C. Mahindra, na cidade de Mumbai, na Índia, inicialmente como uma empresa voltada ao aço. Dois anos depois entrou no mercado automotivo para trazer às rodovias indianas o famoso Jeep Willys. Até hoje, o veterano 4x4 é fabricado no país, adaptado com motor a diesel. Ao longo dos anos, o Grupo Mahindra diversificou suas áreas de atuação conforme as necessidades dos consumidores.

 Além de liderar a produção de tratores no mundo, a empresa atua em outros segmentos, como tecnologia da informação, automotivo, componentes, finanças, seguros, imobiliária, defesa, equipamentos de construção, serviços de consultoria, mobilidade, aeronáutica, lazer e energia. Com isso, criou um modelo único de negócio, com empresas independentes, que fazem do Grupo Mahindra um dos mais poderosos do mundo.

Entre as mais recentes aquisições do grupo indiano está 100% da Mitsubishi Tractor Japão, em janeiro deste ano. Neste mesmo mês, a Mahindra & Mahindra também comprou 75% da Hisarlar, empresa sediada na Turquia, líder no mercado de equipamentos agrícolas no país, e reconhecida pela fabricação das melhores cabines para máquinas agrícolas. “A aquisição faz parte de uma estratégia forte de crescimento global e também uma oportunidade de expandir nosso portfólio em várias categorias”, explicou o diretor executivo da Mahindra & Mahindra, Pawan Goenka.

Outra aquisição importante foi o escritório de design italiano Pininfarina, conhecido por fazer projetos para marcas como Ferrari, Maserati e Rolls Royce. "A Pininfarina irá adicionar enorme valor para o portfólio de serviços de engenharia da Tech Mahindra. Mas tão importante quanto é o fato de que as credenciais de design de alto nível da Pininfarina irão aprimorar significativamente as capacidades de design de todo o grupo Mahindra", afirmou Anard Mahindra, presidente do grupo indiano.

 No ano passado, a Mahindra & Mahindra também comprou 35% das ações da Sampo Rosenlew, fabricante de colheitadeiras finlandesa, entrando assim neste mercado.

 Mahindra no Brasil - A Mahindra do Brasil iniciou uma nova fase para a marca na América do Sul. A operação brasileira da fábrica de tratores localizada em Dois Irmãos (RS) passa a ser gerida pela própria Mahindra & Mahindra, e se reporta à unidade dos Estados Unidos, assim como ocorre com as operações realizadas no México e no Canadá. A partir da nova estratégia, a marca passa a investir diretamente no Brasil para aumentar o portfólio de produtos oferecidos no mercado interno.

São agregados à linha de montagem modelos globais da Mahindra comercializados nos EUA, no Canadá e no México. A empresa também foca na ampliação da rede de concessionárias, passando de 11 para mais de 20 no País ao longo do próximo ano. Os novos pontos de venda abrirão as portas principalmente no Sul e no Sudeste.

 “A Mahindra quer investir forte na ampliação e qualificação da rede de concessionárias para garantir a cobertura e o pós-venda, algo que é muito importante para nós. Então, a Agrishow é uma grande  oportunidade para fazer contato com fornecedores, concessionários, clientes de outras regiões, enfim estreitar relacionamentos”, explica o diretor geral de Operações da Mahindra, Jak Torretta.

 Atualmente, em Dois Irmãos são montados dois modelos de 80 e 92 cv de potência e comercializados outros dois modelos de 45 e 26cv, além de veículos de transporte off-road. Em condições de atender à expansão do mercado nacional, a unidade inaugurada em 2013 tem capacidade produtiva que hoje alcança 1,5 mil tratores/ano. Na cidade gaúcha são montados modelos mundiais da Mahindra, nacionalizados e preparados para as condições brasileiras de operação, de acordo com as legislações de segurança e emissões de poluentes.

 A Mahindra

* Sede: Mumbai, Índia

* Ramos de atuação: tecnologia agrícola,tecnologia da informação, setor automotivo, componentes, finanças, seguros, imobiliária, defesa, equipamentos de construção, serviços de consultoria, mobilidade, aeronáutica, lazer e energia

* Tamanho: quatro fábricas na Índia e uma no Brasil. Cinco linhas de montagem nos Estados Unidos, duas na China e uma na Austrália

* US$ 19 bilhões é o faturamento anual do grupo

* 250 mil tratores são produzidos por ano em todas as unidades da empresa

 

Para mais informações acesse www.mahindrabrasil.com.br/territorio-mahindra

Preencha os dados e conheça o concessionário mais próximo de você.