Sucesso no lançamento do projeto Nação Agro

Evento de abertura lotou o Centro Comunitário São Marcos, em Tangará/SC.

Pensando em desenvolver e capacitar o homem do campo, a MAHINDRA, através da parceria com o Canal Rural e FETAESC, lançou hoje terça-feira, dia 2, o projeto “Nação Agro” no município de Tangará. Primeira cidade de um roteiro que vai envolver cinco municípios dos estados de SC e RS. Trata-se de caravanas técnicas que vão levar informação e conhecimento aos agricultores familiares, uma das grandes forças do agronegócio, responsável por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, e ainda o setor que mais precisa de informação.

Na programação, chamou a atenção dos cerca de 300 produtores presentes no encontro, o doutor em Tecnologia de Semente, professor Dejalma Zimmer, que abordou os “10 mandamentos da produtividade” - dicas para produzir mais e melhor. “Não foi nós que escolhemos o povo de Tangará, foram os produtores de SC que nos escolheu! Santa Catarina é o berço da agroindústria e aqui é a vertente do Nação Agro! Quantas marcas gigantes surgiram aqui, a partir da iniciativa de produtores familiares”, saldou Dejalma.

“O projeto Nação AGRO tem a responsabilidade de contar histórias de luta, de garra, de sol a sol. Isso tudo precisa nos inspirar, e nos dar o devido valor. Valor a terra e ao nosso negócio. A grande virtude é que o alimento que nós produzimos é barato, dentro e fora do pais. Somos dedicados e estamos aqui para tentar agregrar valor, olhar a gestão financeira, saber quando e onde investir”, comentou Zimmer. Outro ponto abordado foi a produtividade. “Cada vez mais precisamos olhar pra isso, pra ter produtos sustentáveis e lucrativos, para que possamos terminar o ano com contas pagas e com algum planejamento de investimento”, finaliza.

O economista Alessandro Acosta, da empresa Safras e Cifras, falou sobre Gestão econômica e financeira. Trouxe três ferramentas de gestão como: Fluxo de caixa, demonstrativo de resultado de $ e balanço gerencial. Também apresentou cinco sugestões para uma gestão eficiente: Conduzir a propriedade como uma empresa; Ter indicadores confiáveis para boas tomadas de decisões; Entender o mercado o qual está inserido; Trabalhar para otimizar resultados; Desenvolver sucessores por meio de uma gestão organizada.

A caravana ainda trouxe um case de sucesso, o produtor rural da região, José Mariani. Criado na roça, seguiu trabalhando no campo depois do falecimento do pai. Através de financiamento, aumentou a área em 5 alqueires, onde cultiva um pomar de frutas de caroço. Com o aumento da renda, buscou novos investimentos e depois mais financiamentos, sempre querendo conquistar mais renda. Produz frutas como: pêssego, ameixa e nectarina. Mas foi o investimento em maquinário agrícola, como tratores, tecnologia de irrigação e cobertura para produção de frutas que o fez alcançar de 100 a 150 toneladas por safra. A família vive bem com os resultados alcançados e a sucessão do negócio começou a ser trabalhada com o maior envolvimento da filha e genro. Apostaram na diversificação do negócio: construíram uma granja para 600 suínos para terminação.

“Sempre gostei da vida no campo, busquei investir pra gente crescer e hoje temos maquinário mais moderno, com gestão organizada, analisando o que vale a pena e como podemos ter um retorno mais rápido e mais rentável”, Temos a oportunidade de ter uma vida digna, com amor ao que se faz, buscando investir sempre, mas sabendo que temos mais segurança em ter o nosso próprio negócio”, concluiu

São histórias como esta, de vontade de crescer, de luta e amor a terra, que também fazem parte da história da Mahindra. Através de equipamentos fortes, econômicos, de grande durabilidade e baixo custo de manutenção, aliado a projetos como este, a Mahindra quer ajudar o produtor rural a crescer. É a nossa forma de demonstrar o respeito pelo agricultor familiar, o principal público da empresa. “Por isso é tão importante disseminar conhecimento, informações de gestão para fazer o seu negócio cada vez mais rentável”, finaliza Jak Torretta, diretor geral de operações da Mahindra no Brasil.

A próxima caravana vai estar na cidade de São Lourenço do Oeste/SC, no dia 4, próxima quinta-feira, no Centro Comunitário Santo Antônio. Consulte o roteiro completo em http://www.mahindrabrasil.com.br/mahindra-lanca-projeto-parceria-com-canal-rural-capacitar-agricultores-familiares

Preencha os dados e conheça o concessionário mais próximo de você.